Museu Marítimo

O caso do navio Windhuk

O navio alemão “Windhuk” (Canto do Vento) de propriedade da Deutsche DST África Linie, a fim de evitar o seu aprisionamento por navios de guerra ingleses, chegou a princípios de 1939 ao porto de Santos disfarçado de navio japonês, com o nome de Santos Maru.

Permaneceu com sua tripulação em Santos, até 1942, ano em que o Brasil rompeu relações diplomáticas com os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Antes de ser ocupado por um destacamento de fuzileiros navais nossos, os tripulantes do Windhuk inutilizaram suas máquinas com concreto, imobilizando-o assim no porto de Santos.

Os 244 tripulantes do Windhuk foram encaminhados pelo governo Vargas para confinamento em campos de concentração no interior do Estado de São Paulo.

No mesmo ano o governo entregou o grande navio aos norte-americanos que o rebatizaram com o nome de “Lejevne”, incorporando-o como navio de transporte de tropas à sua marinha de guerra.

Venha ver e conhecer detalhes desta interessante história assim como a original maquete construída por ex-tripulante do Windhuk em exposição no Museu Marítimo.

Salão de jantar do Windhuk. Fotos/acervo do Museu Marítimo, Santos, SP

Quadro do navio Windhuk. Fotos/acervo do Museu Marítimo, Santos, SP.

Navio Windhuk. Fotos/acervo do Museu Marítimo, Santos, SP

Tripulantes do navio Windhuk. Fotos/acervo do Museu Marítimo, Santos, SP

Navio Windhuk. Fotos/acervo do Museu Marítimo, Santos, SP

Navio Windhuk - Fotos/acervo do Museu Marítimo, Santos, SP