O Museu

 

    Inaugurado em 17 de dezembro de 2005, o Museu Marítimo expõe um dos principais acervos de Arqueologia Submarina e História Marítima do Brasil.

   A maior parte do material exposto remonta ao extinto Museu Histórico Naval de São Vicente, fundado em 1979 pelo engenheiro civil Carlos Alfredo Hablitzel  - Basiléia, Suíça, 1919 – São Vicente, Brasil, 1988.

   Em 45 anos de estudos nas áreas de História Marítima e naufrágios, Hablitzel tornou-se um dos mais abalizados pesquisadores brasileiros nos referidos campos.

    Em setembro de 1993, a Sociedade Museu do Mar, entidade privada, mantenedora na cidade de Santos do Museu do Mar, adquiriu o acervo do Museu Histórico Naval de São Vicente (desativado no ano anterior), incorporando seu acervo de Arqueologia Submarina e História Marítima ao material proveniente da instituição vicentina.

 

            Doze anos depois foi inaugurado o Museu Marítimo, com recursos exclusivos da Sociedade Museu do Mar.

            Localizado no bairro da Ponta da Praia, à Avenida Governador Fernando Costa, 343, o Museu Marítimo é um ponto turístico-cultural vizinho ao Museu do Mar, destacando-se seu edifício como uma construção de estilo único em Santos.

         Concebido exclusivamente para abrigar o acervo, o belo prédio de dois pavimentos, possui sólidas estruturas de madeiras lavradas à mão (devidamente autorizadas pelo Ibama), apresentando uma arquitetura similar às construções do litoral norte do Estado de São Paulo, cujo aspecto geral remete a uma antiga casa de pescador e à própria tradição caiçara. 

          No espaço expositivo, elementos cenográficos permitem aos visitantes embarcarem numa verdadeira “viagem ao tempo”, contemplando modelos de piratas e capitães, ao som de antigos cantos de marinheiros.

          Dentre as diversas atrações do Museu Marítimo, encontram-se objetos resgatados em naufrágios ocorridos na costa brasileira, antigos equipamentos de mergulho, 25 pinturas em óleo sobre tela de Carlos Alfredo Hablitzel retratando episódios marítimos e navais, maquetes de célebres embarcações, materiais arqueológicos, coleção de medalhas, dentre muitas outras curiosidades.

            Além do acervo expositivo, cumpre destacar ainda os acervos bibliográfico e documental da instituição, compostos por cerca de 1000 livros referentes à História Marítima e Naval, 1300 registros de naufrágios da costa brasileira, 3000 postais de companhias de navegação brasileiras e estrangeiras, arquivos com matérias de jornais e revistas, dentre outros tipos de documentos.

            Atualmente, a Sociedade Museu do Mar desenvolve um projeto visando disponibilizar as informações dos arquivos do Museu Marítimo através de um serviço de consultoria.

Avenida Governador Fernando Costa, 343, CEP: 11030-181, Ponta da Praia, Santos, SP.

Horário de funcionamento: Quarta à Segunda, das 9h às 18h. 

Todos os dias durante o período de férias.

Telefone: +55 013 3261 4808

museumaritimo@museumaritimo.com.br